Terra Indígena Yanomami-Ye’kwana - Roraima - Amazônia - Brasil
O cacau das comunidades indígenas Yanomami e Ye'kwana representa mais que a riqueza da biodiversidade e da história das terras do nosso país. Ele mostra, sobretudo, a importância desse cultivo como contraponto à devastação do garimpo ilegal de ouro, que está destruindo a floresta, contaminando os rios e consequentemente as famílias do entorno.
“O cacau é fruto de nossa floresta e um grito de resistência contra as invasões que as Terras Indígenas sofrem diariamente no Brasil”, afirma Dário Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami.
Infelizmente, as comunidades sofrem cada vez mais com os impactos da invasão do garimpo ilegal de ouro. Diante desse enorme desafio, o cultivo do cacau Yanomami-Ye’kwana é uma iniciativa de luta pela conservação das florestas na Terra Indígena Yanomami (9,6 milhões de hectares), com foco na região de Uraricoera, fortemente afetada pela invasão garimpeira e sua devastação.
Creditos da imagem: Socioambiental Institute (ISA)
A iniciativa foi realizada pela Chocolates De Mendes em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto BKK. O projeto valoria o conhecimento ancestral desses dois povos e gera renda para cerca de 10 comunidades, que vivem às margens dos rios Uraricoera e Toototobi, diretamente ameaçadas pelo garimpo ilegal de ouro.