CONHEÇA A COMUNIDADE RIBEIRINHA

ACARÁ-AÇU

Acará - Rio Acará - Amazônia - Brasil
Mais de cem famílias ribeirinhas às margens do rio Acará fazem parte da rede de pequenos produtores de cacau, que tem como base de processamento o terreno de um dos líderes da comunidade Acará-Açu: Zeno Gemaque. Habilidoso carpinteiro e empreendedor, atingiu o máximo de qualidade nas amêndoas de cacau que processa. Ao longo dos anos, aprimorou os protocolos de colheita, transporte, fermentação, secagem e armazenamento, fazendo com que a estrutura de processamento da comunidade Acará-Açu seja hoje considerada referência na região.

Os cochos são feitos a partir da madeira de árvores caídas na floresta, o pré-processamento das amêndoas utiliza uma técnica intuitiva e única que preserva os microorganismos essenciais à vida, enquanto cuidadosos processos de fermentação e secagem potencializam os aspectos sensoriais oriundos da floresta. Como resultado, uma amêndoa de cacau mais aromática e com menor acidez.

O manejo gentil e refinado do cacau pelos ribeirinhos dessa comunidade amazônica preserva não somente os recursos naturais da região, mas também fomenta o senso de cooperação, justiça e solidariedade, essenciais na construção de uma cadeia produtiva integrada e em equilíbrio com o meio ambiente.
Créditos da Imagem: Coi Belluzzo and Valter Ziantoni
IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
Mais de 100 famílias são impactadas pela cadeia produtiva deste cacau, em uma área de floresta com grande variedade de espécies vegetais e animais.