O Projeto:


A moeda moral:

crédito de carbono.

Acreditamos que os créditos de carbono são uma importante ferramenta no esforço mundial para regenerar os sistemas de produção e deter o aquecimento global. A ideia dos créditos de carbono surgiu em 1997, durante a Convenção das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas. 

As emissões de carbono geradas pelo uso de energia aumentam na taxa mais rápida desde 2011; 400.000 pessoas morrem a cada ano devido aos efeitos da poluição climática. Uma crise planetária global torna-se cada vez mais iminente, e a solução precisa ser colocada em prática agora. 

Fotógrafo: Rogério Cavalcanti – Belém, Brasil (2018)
Créditos de carbono: entendendo o que é…

Um crédito de carbono é uma prova auditada de que uma empresa ou um projeto ambiental evitou a emissão de uma tonelada de CO2 em um determinado período. Os créditos de carbono têm se tornado importantes ativos e podem ser negociados no mercado internacional. 

Podemos dizer que o crédito de carbono é um valor pago por quem emite uma tonelada de CO2 e para quem impede que uma tonelada do mesmo CO2 seja lançada na atmosfera. Se regulamentado de maneira correta, o mercado de créditos de carbono tem potencial para se tornar o maior antídoto contra o desmatamento da região amazônica, dos biomas e do planeta. 

Um dado importante ajuda a entender o potencial do mercado de créditos de carbono para o Brasil. De pé, um hectare da Floresta Amazônica tem um valor de 1.500 dólares, considerando um valor de 10 dólares por tonelada de carbono. Se essa mesma área for desmatada para ser usada pela pecuária de baixo rendimento que se pratica na região, vai render, no máximo, 50 dólares por ano. 

O ato de consumir como um ato político 

A Ekosfera já nasce alinhada a esses valores, seja através das práticas de produção inovadoras e de suas inovações tecnológicas de rastreamento, seja através do seu investimento em projetos de compensação. Com a crença de que esse é o caminho mais rápido para acelerar a conservação e mais eficiente para reduzir as emissões atualmente inevitáveis, todas as marcas que fazem parte do grupo oferecem aos seus consumidores o crédito de carbono como moeda. Afinal de contas, quando o consumidor é consciente, o ato de consumo se transforma em um ato político, a favor não apenas da própria experiência de consumo, mas também da sustentabilidade e do bem-estar do planeta. 

Descarbonizar para Salvar

Para os consumidores que buscam aderir ao novo consumo ético e ecológico, entender as emissões do ciclo de vida de suas compras é fundamental. E isso é possível em absolutamente todos os produtos que recebem a marca Ekosfera. Como? Contamos com tecnologia de rastreabilidade, hoje, em grande parte da jornada dos produtos de todas as marcas. E neutralizamos uma parte da sua emissão de gases de efeito estufa. Fazemos isso utilizando créditos de carbono, que são oferecidos na compra de todos os nossos produtos. 

Isso já é realidade, por exemplo, para quem compra os produtos da De Mendes Chocolates. O valor de cada barra inclui um investimento no futuro: créditos de carbono equivalentes à emissão de CO2 de um dia, por pessoa, no Brasil. E a transação é auditada e comprovada por um token, que tem sua autenticidade assegurada pela tecnologia blockchain, a mesma utilizada para garantir a segurança de transações feitas com criptomoedas, como o bitcoin. 

O uso do crédito de carbono como moeda é simplesmente o reconhecimento de que, além de ter um valor financeiro significativo, créditos de carbono também podem transformar o mundo, começando pelas comunidades que fazem parte de nossas cadeias de produção e que recebem os recursos gerados pelos créditos e chegando até o bem-estar do consumidor final, que também passa a investir no futuro do planeta e, claro, no seu próprio. 

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS
Instituto BKK I CBKK S/A I Ekosfera

Uma disrupção a serviço das futuras gerações.

© 2021 BKK/CBKK/Ekosfera. Todos os direitos reservados.

[email protected]

Youtube
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Vimeo
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Google Maps
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.