O Projeto:


Nossa Curadoria de Fotos por Rogério Cavalcanti.

Rogério Cavalcanti é brasileiro, é fotógrafo, mas prefere se ver, pesquisador e comunicador. Apaixonado por paisagens, se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Com mais de 20 anos de carreira em fotografia de moda, grande parte de seu portfólio foi e continua sendo publicado nas principais revistas de moda nacionais e internacionais, tais como Vogue, Elle, Harper’s Bazaar, Marie Claire, L’Officiel e FFWMAG. No Brasil, é reconhecido como um dos principais fotógrafos de moda da atualidade. Internacionalmente, além das tradicionais revistas de moda, Rogério Cavalcanti é fotógrafo colaborador da revista francesa Bloom Magazine, importante publicação criada e editada por Li Edelkoort, uma das principais pesquisadoras de tendência de comportamento do mundo. Apaixonada pelo Brasil, não demorou para que ela reconhecesse no olhar de Rogério Cavalcanti a genuína graça e beleza do país, representadas em todas as suas formas e cores através de seus cliques

Auto-retrato: Rogério Cavalcanti

A fascinação pelas paisagens brasileiras o levou a um estilo de vida nômade. Foi nesse trânsito que a abordagem de sua fotografia contracultural, impregnada de naturalismo, diversidade e verdade, resultou em uma expressão inédita de Brasil – bem distante de apenas tucanos, coqueiros e cocares. Através de suas diversas vivências por todo o país, especialmente na Amazônia, com culturas e comunidades descendentes de africanos e indígenas, suas fotografias começaram a sair das páginas de revistas para as paredes de museus.

Hoje, além de continuar atuando nas revistas de moda, Rogério Cavalcanti expõe suas fotos nas principais galerias de arte nacionais, tais como MuBE, Galeria Mezanino, Galeria Olido, Casa Levi’s, Central Galeria e Sesc. Uma de suas exposições, intitulada “Fotos Roubadas”, contou com a curadoria de Daniela Thomas, reconhecida como uma dos maiores cenógrafas da história.

Sua carreira internacional teve início com um convite da pesquisadora Li Edelkoort para expôr na Semana de Moda de Paris, na França. A exposição aconteceu no Grand Palais, e teve como tema central “Brésil Savoureux” – traduzindo, “Brasil Saboroso”. 

Recentemente, Rogério Cavalcanti foi convidado pela Embaixada do Brasil em Genebra a realizar um trabalho de grande importância em sua carreira: produzir uma exposição inteira inspirada no “cotidiano lúdico brasileiro e suas referências oníricas”. Esse trabalho também foi exposto no Escritório das Nações Unidas em Genebra (ONU) e na Embaixada do Brasil em Bratislava. Na sequência, as fotografias ganharam os olhos dos cidadãos de Genebra, através de uma exposição aberta ao público. 

Todas as fotografias expostas nos sites Ekosfera, CBKK S/A e BKK são de autoria do fotógrafo Rogério Cavalcanti. Assim como cada produto que incentivamos, cada imagem transborda uma história diferente e uma jornada diferente, vindas de todas as partes deste nosso imenso território. As fotos pertencem a diferentes séries e continuam fazendo parte de todas as exposições nacionais e internacionais citadas aqui. Elas foram gentilmente cedidas aos nossos canais, pelo mesmo motivo que mantém a todos aqui reunidos: Rogério Cavalcanti também é um guardião da cultura ancestral brasileira, e a comunica, como ninguém, através da sua rara capacidade de “Saber Ver”. 

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS
Instituto BKK I CBKK S/A I Ekosfera

Uma disrupção a serviço das futuras gerações.

© 2021 BKK/CBKK/Ekosfera. Todos os direitos reservados.

contato@ekosfera.org.br

Youtube
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Vimeo
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Google Maps
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.