CONHEÇA A COMUNIDADE RIBEIRINHA

MOCAJUBA

Mocajuba - Rio Tocantins - Pará - Amazônia - Brasil
A matriarca Preta Maia e suas três filhas, Noanny, Naianny e Neylanny, vivem em uma área muito bem preservada em que o cultivo do cacau encontra-se majoritariamente em terra firme e é território das mulheres. Assim, o cacau selvagem nativo dessa região representa uma forma de resistência e empoderamento feminino, sendo intuitivamente produzido em sistema agroflorestal, de forma também a enaltecer e preservar a diversidade e beleza exuberante da ilha de Tauaré em Mocajuba, Baixo Tocantins.

Preta Maia, como Nilce Maia é mais conhecida, carrega a missão de perpetuar o legado de seu pai e de seu marido. Visionários, já pensavam em SAF (Sistema Agroflorestal) e em preservar as árvores nativas da propriedade. Com o falecimento deles, a família viu no vínculo e na permanência neste pedaço de terra, a fonte da força para continuar e dar seguimento ao seu legado.
Créditos da Imagem: Ana Lu Rocha e Meteus Mendes
Este núcleo feminino não quer se dedicar somente ao empoderamento da cadeia produtiva do cacau, mas também ao desenvolvimento e à conscientização da comunidade como um todo. Nas palavras de Noanny: “A proposta da Chocolates De Mendes nos atraiu, pois querem ir além, querem valorizar a cultura, a Amazônia, querem preservar e introduzir um novo modelo de vida sustentável. Com estas melhorias, o impacto se reverbera por toda a comunidade, é muito maior que a gente e o cacau. Queremos que as pessoas saibam que Mocajuba existe, que vale a pena conhecer. Hoje a grande estratégia de salvamento da Amazônia está nisso: conheça a Amazônia, entenda por que você tem que salvá-la.”