O Projeto:


“Quando nosso desejo por ética, transparência e rastreabilidade se une a consumidores com boas intenções, soluções em tecnologia de impacto positivo surgem.”

– Marcelo Brito, CEO Ekosfera.

Rastreabilidade = Credibilidade

Através de uma rede descentralizada que combina blockchain e criptografia, o grupo de marcas Ekosfera oferece transparência às suas cadeias de suprimentos glocais e globais. 

Fotógrafo: Rogério Cavalcanti – São Paulo, Brasil (2002)

À medida que a crise climática avança, projetar soluções tecnológicas que possibilitam medir e aprimorar os rastros de uma produção e as consequências dela é fundamental para a criação de soluções renováveis ecológicas.

Através da tecnologia de rastreabilidade Ekosfera, nosso grupo de marcas e indústrias assume total responsabilidade e transparência por seu impacto ambiental positivo e contribui para que novas lideranças abracem esse novo padrão de sustentabilidade corporativa

Sabemos que esta não é e não será uma jornada de transformação rápida. Vamos errar muito, mas esperamos perceber, aprender e corrigir tão rápido quanto. Nossos designers de inovações tecnológicas de rastreabilidade ainda estão em fase de aprimoramento. Mas —  sabe? — quando projetamos para o planeta e não apenas para um produto, as recompensas morais são infinitamente estimulantes. 

Blockchain

Uma das tecnologias que tornam possível verificar a veracidade e a origem de qualquer informação é a tecnologia de blockchain. 

Blockchain é um registro compartilhado e imutável que facilita o processo de reconhecimento de transações e rastreamento de ativos em uma rede comercial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, carro, dinheiro, terreno) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais, marca). Praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e comercializada em uma rede de blocos (a tradução literal de blockchain), reduzindo riscos e custos para todos os envolvidos.

A marca De Mendes Chocolates usa essa tecnologia para rastrear um de seus ativos mais valiosos: o cacau amazônico produzido pelas comunidades ribeirinhas, quilombolas, povos indígenas e pequenos agricultores da região. 

Cada barra de chocolate traz um QR Code que pode ser usado para saber onde e por qual comunidade aquele cacau foi cultivado e quando deu origem ao chocolate produzido na fábrica em Santa Bárbara do Pará. Num futuro próximo, o consumidor vai ter acesso a mais informações sobre o local de origem do cacau e do cupuaçu, seus trajetos até a fábrica e, depois, até chegar à casa do consumidor. 

A rastreabilidade, aliada à tecnologia e à transparência radical, transforma consumidores em parceiros e em investidores da marca. Transforma o ato de consumir num ato de educação e de mudança. Transforma, principalmente, quem consome num agente de mudança, do qual precisamos para que nossos ecossistemas sejam recuperados, preservados e contribuam para o esforço global de diminuir os efeitos nocivos das mudanças climáticas. 

“Quando nosso desejo por ética, transparência e rastreabilidade se une à consumidores com boas intenções, soluções em tecnologia de impacto positivo surgem.”

– Marcelo Brito, CEO Ekosfera.

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