O Projeto:


“Não há maneira mais barata, fácil e rápida de reduzir as emissões de CO2 do que reduzindo o desmatamento tropical.”

– Prof. Paulo Artaxo Neto, Universidade de São Paulo 

A CBKK acredita que um futuro melhor pode estar nas mãos de todos nós. 

Reconhecer e identificar as verdades de nosso passado é a oportunidade para descobrir nossas falhas mais significativas e, com isso, abrir espaço para novas curas. 

Globalmente, o ato de curar os erros do passado é reconhecido como a melhor forma de honrarmos nossas diferenças. A Geração Z de todo o planeta já está liderando esse caminho. E marcas, políticas, indústrias e mídias, finalmente, começaram a reconhecer que apenas unindo nossas forças poderemos coescrever o roteiro do futuro.

Fotógrafo: Rogério Cavalcanti – Amazônia, Brasil (2018)

Foi através desse propósito que as diversas histórias das pessoas que formam o grupo Ekosfera foram conectadas. E é nessa esteira que nossos processos em cada projeto são desenhados e operacionalizados. Remodelar escolhas pessoais e administrativas a favor de uma sociedade esquecida — a comunidade —  é a missão não apenas de cada uma de nossas pessoas, mas também de cada modelo de negócio que forma o grupo de marcas Ekosfera. 

Esse futuro vai se tornando cada vez mais real à medida em que empresas, marcas e consumidores passam a entender a importância dos créditos de carbono. Por isso, somos tão fortemente polinizadores desse conceito. Para fazer parte desse movimento, o grupo Ekosfera e suas associadas, como a De Mendes Chocolates e a Pretaterra, já usam os créditos de carbono como moeda. Na prática, é uma grande ponte entre quem produz, responsável por preservar e restaurar o meio ambiente, e quem consome, responsável, cada vez mais, por escolher marcas que façam uso de práticas éticas e sustentáveis. Enfim, a atividade econômica pode (e precisa) reconstruir ativamente a biodiversidade. 

Em um futuro bem breve, os créditos de carbono podem ser uma commodity importantíssima para a economia mundial. Mais do que isso, acreditamos que podem ser importantes quanto qualquer outra moeda, ou ainda mais. A hora de investir é agora. 

A CBKK compartilha isso com quem consome os produtos e serviços de suas empresas. No fim das contas, é o consumidor consciente que produzirá mudanças positivas. 

Temos tanta convicção de que um futuro próspero só irá acontecer através de um novo hábito de consumo que, para nós, esse ideal já se transformou em uma moeda — no caso da De Mendes Chocolates, para quem compra seus produtos. O valor de cada barra de chocolate ou cupulate inclui um investimento no futuro: créditos de carbono equivalentes à emissão de CO2 de um dia, por pessoa, no Brasil. E a transação é auditada e comprovada por um token, que tem sua autenticidade assegurada pela tecnologia blockchain, a mesma utilizada para garantir a segurança de transações feitas com criptomoedas, como o bitcoin. 

Queremos ir além. Os créditos de carbono vão ser um valor presente em todo tipo de relações das nossas marcas com nossos consumidores. Isso inclui, por exemplo, possibilitar que as pessoas façam doações a comunidades ou projetos com a compra de dias, semanas, meses e até mesmo anos de créditos de carbono.

Isso é uma iniciativa inédita no Brasil, e mostra que a sustentabilidade não é um valor adicional ao nosso negócio. Ela é O valor do nosso negócio. 

Para entender como isso é possível, é preciso entender as origens desse processo. E tudo começa com um conceito básico: a pegada de carbono.

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS
Instituto BKK I CBKK S/A I Ekosfera

Uma disrupção a serviço das futuras gerações.

© 2021 BKK/CBKK/Ekosfera. Todos os direitos reservados.

contato@ekosfera.org.br

Youtube
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Vimeo
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Google Maps
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.