O Projeto:


“Saber Fazer” é um termo que significa o conhecimento dos métodos ou técnicas para se fazer algo especialmente, muito aprimorado. 

No caso de uma cultura, o “Saber Fazer” tem a ver com o seu patrimônio imaterial: as técnicas, as ciências e os saberes que foram desenvolvidos por gerações de artesãos e artistas, por exemplo. 

Fotógrafo: Rogério Cavalcanti – Amazônia, Brasil (2018)

E quando pensamos num país imenso, diverso, constituído originalmente por povos indígenas, depois por africanos e depois por diversas culturas de diferentes partes do planeta, Itália, Portugal, Espanha, Síria, Japão e outros países, não é fácil imaginar o tamanho dessa biblioteca de culturas e sensibilidades acumuladas em seus “saber fazeres”, mas é encantador imaginar o resultado se pudéssemos colocar todas elas juntas, em uma mesma prateleira. 

Justamente por não ser fácil identificar tantas sutilezas e nuances culturais em nossas belezas, a concepção de belo do Brasil, na maioria das vezes pelos próprios brasileiros, é pouco valorizada e pouco estimulada. A institucionalização dos “Saber Fazeres” de uma nação deve ser um ato político, a favor da valorização do seu território, da sua cultura, do seu passado — a favor do seu futuro —, assim como faz a França muito bem, eleita a nação de maior poder cultural. Aliás, esta expressão “Saber Fazer” vem do francês, “Savoir-Faire”, utilizada para reverenciar a qualidade de sua artesania e honrar as mãos das pessoas que os fazem, os artesãos.

Fotógrafo: Rogério Cavalcanti – Ribeirão Preto, Brasil (2018)

Num ato de reconhecimento da nossa rica diversidade de saberes, a Ekosfera acredita que agora é a hora de utilizarmos este momento de transformação para desintoxicarmos nossos olhares a favor de novos: mais locais, mais identitários, mais diversos e que representem a nossa tapeçaria múltipla, mas de identidade única.

A institucionalização do “Saber Fazer Brasileiro” só se dará quando – cada um de nós –, colocarmos em prática o “Saber Ver”. O “Saber Ver” é a sensibilidade para enxergar o belo em nossas sabedorias ancestrais. É a sensibilidade de enxergar poesia e criatividade nos lugares mais improváveis – Por que não em um varal fresco e colorido? –. Existe um Brasil que ainda deve ser descoberto, mas dessa vez, pelo olhar de seu próprio povo. Quando colocamos nossas raízes culturais como foco para as nossas escolhas de consumo, abrimos espaço para que nossa cultura seja respeitada, valorizada e desejada. E pode acreditar: com fontes tão ricas e diversas de sabedoria, temos grandes chances de nos tornarmos a próxima potência cultural do planeta.

Sabemos que nossos patrimônios imateriais são muito mais do que os 45 registrados pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e muito mais do que apenas os cinco inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Com essa missão em mente, pesquisar, preservar e comunicar as nossas belezas, de valor incalculável, faz parte do trabalho diário do nosso time. Hoje, todas a marcas que integram o grupo Ekosfera contam com um time de criativos focados em pesquisas, colaboração com artistas e recuperação de nossas belezas. 

“É hora de nos apaixonarmos por nossa tapeçaria cultural. Tão cheia de conexões inesperadas, tão imbuída por referências históricas, tão múltipla e, ao mesmo tempo, tão única.”

– Flávia Nogueira, membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Comportamento e Tendências de Consumo (Luxo).

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS
Instituto BKK I CBKK S/A I Ekosfera

Uma disrupção a serviço das futuras gerações.

© 2021 BKK/CBKK/Ekosfera. Todos os direitos reservados.

[email protected]

Youtube
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Vimeo
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.
Google Maps
Nosso site não armazena e não processa nenhuma informação enviada por você.
Entretanto, plugins de terceiros podem registrar a sua localização e os eu endereço IP.