Os oceanos são os verdadeiros pulmões do Planeta. Afinal, é das suas águas salgadas que vêm mais de 50% do oxigênio que respiramos, mais especificamente da fotossíntese das plantas, algas e ciano bactérias que lá habitam.
Porém, estamos vivendo a era da emergência climática e da exploração desmedida dos recursos marinhos, o que coloca o oceano e seus serviços ecossistêmicos sob inédita pressão.
Ocean Farming é a contribuição da EKOSFERA para um futuro com oceanos saudáveis e comunidades costeiras fortalecidas.
Tudo começa no desenvolvimento de negócios e projetos de macroalgas, incluindo espécies nativas e exóticas, nas áreas onde estas são permitidas. As algas são muito ricas em propriedades como a carragenana e o ágar-ágar, úteis para as indústrias alimentícia (humana e animal) e de cosméticos, além de potenciais usos como bioplásticos e biofertilizantes.
Mas a agricultura oceânica, ou maricultura, não é feita apenas de algas. Seu poder regenerativo vem justamente da capacidade de imitar a diversidade dos recifes, cultivando uma mistura de espécies vegetais e animais que atuam em conjunto para criar resiliência e reviver o ecossistema marinho.
É como um Sistema Agroflorestal no mar.
Conheça os outros negócios do nosso Ekosistema