Na experiência EKOSFERA, você tem acesso a informações sobre a jornada do produto até as suas mãos, através de um moderno sistema de rastreabilidade em blockchain, combinado com um cuidadoso storytelling, que atesta o impacto socioambiental positivo das suas compras. Assim, você também descobre as fascinantes histórias das comunidades produtoras, conectando-se às Pessoas e à Natureza do Brasil.
Você já se perguntou como é feito aquilo que você consome? Por meio de inovadora tecnologia digital, é possível conhecer as etapas que o seu produto EKOSFERA percorre ao longo da cadeia produtiva, da floresta ou do oceano até você. A tomada de decisão informada estimula o consumo consciente.
Ao conhecer informações sobre o seu produto EKOSFERA, você acompanha os benefícios que ele leva a comunidades tradicionais, como povos indígenas, organizações de mulheres, ribeirinhos, quilombolas e agricultores familiares, e verifica que ele realmente protege os biomas brasileiros.
A tecnologia é sua aliada na rastreabilidade.
Vejamos o exemplo de um Chocolates De Mendes da EKOSFERA.
1. Abra o aplicativo de câmera do seu celular e aponte, por cerca de 3 segundos, para o QR Code que você recebeu com o seu produto.*
2. Clique no link que aparece na tela do seu celular.
3. Primeiro você conhecerá o chocolatier responsável pelo sabor único da sua barra.
4. Em seguida, verá as coordenadas geográficas do cacau/cupuaçu que deu origem ao seu produto e qual comunidade realizou as etapas de coleta e pré-processamento.
5. O próximo passo da rastreabilidade mostra a chegada das amêndoas à fábrica, com a respectiva data, horário, coordenadas geográficas e registro em blockchain.
6. Você também pode saber quando e onde o seu produto De Mendes foi produzido de fato.
7. Por fim, conheça as informações de embalagem do lote do seu produto
8. Percorridas todas as etapas, informe seu nome e endereço de e-mail para resgatar um prêmio personalizado!
O que é a tecnologia blockchain e por que ela é relevante
Blockchain é um sistema que registra transações de alguns tipos de informação – ativos digitais – por seus usuários utilizando a internet. É como um livro-razão que pode ser acessado por todos os participantes da rede. A palavra blockchain pode ser traduzida em português como “cadeia de blocos”. Cada transação é registrada como um “bloco” de dados, capaz de conter quaisquer informações necessárias. Esse bloco é conectado a uma corrente de blocos de forma segura, através de encriptação, e ganha um registro permanente na rede, um código formado por letras e números.
Esse grande banco de dados é descentralizado, ou seja, não está sob o controle de nenhuma entidade. O que confere segurança e credibilidade à tecnologia blockchain é o fato de que suas informações estão armazenadas em vários servidores conectados entre si e espalhados pelo mundo, que validam e aprovam as transações de forma rápida e autônoma, por meio de mecanismos de consenso. Esses registros são imutáveis, ou seja, nenhum participante da rede pode alterar ou adulterar uma transação depois que ela é incluída no livro-razão compartilhado.